Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

A presidente da COOGAVEPE, Solange Barbosa, parabeniza todos os garimpeiros e garimpeiras de Peixoto de Azevedo e região


09
Esta postagem foi publicada em 20 de julho de 2020 Destaque 2, Notícias.

A atividade garimpeira no mundo data do século XV, no Brasil os garimpos começaram a despontar com maior destaque no século XVIII com campanhas de busca de ouro e diamantes no estado de Minas Gerais. Muitas cidades do Brasil surgiram através do garimpo de ouro e outros minérios existente principalmente em Minas Gerais e Mato Grosso.

Peixoto de Azevedo foi uma destas cidades, que no final da década de 1970 começou a receber inúmeros garimpeiros vindos em sua maioria da região nordeste do Brasil em busca do ouro e de uma vida melhor, muitos voltaram, mas em sua maioria ficaram e criaram famílias.

No dia 21 de Julho se comemora o dia do garimpeiro, em Peixoto de Azevedo a data se tornou feriado municipal sempre comemorado com festa para levar ao garimpeiro lazer e lembrar daqueles que ajudaram no crescimento e desenvolvimento desta pujante cidade.

Este ano, devido ao surto da pandemia causada pelo Corona Vírus – COVID-19 – a festa já programada pela Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto não ira acontecer em função dos protocolos e decretos estadual e municipal que proíbem aglomerações para evitar o contagio da doença.

A Presidente da COOGAVEP, Solange Barbosa disse que o garimpo é uma das molas mestre da economia do município e o garimpeiro vai ser sempre lembrado pelo seu trabalho e pela participação no desenvolvimento do Município.

Solange apontou que a Cooperativa vem dando todo o apoio aos cooperados levando a eles toda a assistência necessária para o bom andamento do seu trabalho no dia-a-dia. Solange ressalta que mesmo sem poder realizar a festa programada ainda no inicio do ano, os cooperados que comparecem na sede da COOGAVEPE vem recebendo brindes para lembrar a data.

Solange destaca ainda que a figura do garimpeiro no município de Peixoto de Azevedo e na região de abrangência da Cooperativa e muito valorizada merecendo atenção especial por parte da população.

Solange Barbosa, em nome de toda Diretoria e Conselheiros da COOGAVEPE, parabeniza todos os garimpeiros e garimpeiras e que se sintam abraçados nesta data tão importante que é o dia do garimpeiro.

 

 

 

 

Fonte: Newton Afonso


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-