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Após sofrer ataque de hacker há 3 dias, Energisa diz que serviços devem retornar na próxima semana


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Esta postagem foi publicada em 2 de maio de 2020 Notícias, Política.

A Energisa informou que os serviços de atendimento da empresa por meio de aplicativo e portal devem voltar a funcionar de forma plena a partir da próxima semana. Parte dos sistemas de comunicação da empresa estão indisponíveis aos consumidores desde a madrugada da última quarta-feira (29), quando a concessionária foi alvo de um ataque cibernético.

O grupo destacou que o incidente não atingiu setores que contêm dados dos clientes e que parte do sistema foi desativado pela empresa, com a finalidade de resguardar sua própria segurança.

A Energisa destacou também que a situação não acarretará em prejuízos financeiros para os consumidores.

A comunicação da concessionária em Mato Grosso apontou que não há confirmação das informações que circulam apontando que o suposto autor do ataque cibernético pediu uma quantia milionária para devolver os sistemas da empresa.

Contudo, a assessoria estadual disse que nem todas as informações são repassadas durante a situação de crise até mesmo com a finalidade de proteger as investigações que são realizadas sobre o caso.

Por meio de nota, a Energisa apontou que uma equipe de especialistas está trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível. Além disso, a empresa apontou que o fornecimento de energia foi preservado apesar do ataque.

Confira o posicionamento da empresa na íntegra a seguir:

O Grupo Energisa confirma que sofreu um ataque cibernético na madrugada do dia 29 de abril. A empresa comunicou as autoridades e está trabalhando com especialistas em segurança da informação na resolução do caso. Os sistemas de operações não foram atingidos, o fornecimento de energia está preservado. Por medida de segurança, alguns sistemas foram desligados, o app Energisa on e o site seguem indisponíveis. A empresa está trabalhando ininterruptamente e espera voltar a normalidade o mais rápido possível. A empresa acionou um plano de contingência para preservar o atendimento de solicitações emergenciais através do call center (0800) e da Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp.

 

 

 

Fonte: HNT


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