Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos e tem 48.954 mortes por coronavírus


06
Esta postagem foi publicada em 20 de junho de 2020 Notícias, Política.

Segundo a última atualização feita pelo painel do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos confirmados do novo coronavírus, chegando a 1.032.913 diagnósticos positivos. Foram registradas 48.954 mortes desde o começo da pandemia no país. De acordo com os dados desta sexta-feira (19/06), nas últimas 24h, foram contabilizadas 54.771 novas ocorrências e 1.206 óbitos.

Os estados mais atingidos pela Covid-19 até o momento são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão. O Amazonas, uma das unidades federativas que mais sofreu com a epidemia, aparece em sexto lugar – segundo as estatísticas, o vírus está se interiorizando e perdendo força.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a epidemia do novo coronavírus no Brasil está dando sinais de desaceleração. Porém, como o país tem dimensões continentais, entende-se que há, pelo menos, 27 surtos diferentes, um para cada estado. Por isso, enquanto em algumas unidades da Federação os casos vão caindo, em outras, ainda sobem – no DF, por exemplo, a incidência de Covid-19 aumentou 33% em uma semana.

Epidemiologistas consideram que só será possível afirmar, com certeza, que o coronavírus está desacelerando se os números continuarem caindo, de forma sustentada, por duas semanas

O Conass passou a fazer a divulgação do boletim diariamente no começo de junho, por conta de constantes atrasos do Ministério da Saúde, pasta responsável pela compilação dos dados. A situação já foi normalizada, mas o painel dos secretários de Saúde é atualizado cerca de uma hora antes da plataforma do governo. Como a pasta usa os dados do Conass para fazer o levantamento, os dados divulgados são idênticos.

Segundo o Ministério da Saúde, o número alto de novos casos diagnosticados (a média tem sido entre 20 e 30 mil casos por dia) se deve a um problema na rotina de exportação dos dados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo que aconteceu nesta quinta (18/06). Os diagnósticos entraram, portanto, na conta desta sexta.

 

 

 

 

Fonte: Metrópoles


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



-