Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

É hora de desmamar do governo, afirma ministra Tereza sobre produtores rurais


14
Esta postagem foi publicada em 17 de abril de 2019 Notícias, Política.

ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina (DEM-MS), deu um recado claro aos produtores rurais em visita a feira Norte Show, em Sinop (a 480 km de Cuiabá). A democrata declarou que está na hora de o setor “desmamar do governo e fazer uma arrumação no mercado”.

A crítica da ministra foi feita após ser interrogada se o Mapa já possui alguma estratégia para combater o deficit de armazenagem. Em Mato Grosso, esse deficit é de quase 40 milhões de toneladas de grãos, que não tem onde ficarem armazenados, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Temos que caminhar daqui pra frente com juros compatíveis, mais vai ter que desmamando aos poucos do governo, o governo apoia, mas temos que fazer uma arrumação do mercado. Essa política do atual governo vai aos poucos trazendo melhorias como redução de juros, diminuição do tamanho do governo que vai trazer um melhor ambiente de negócios. Isso é um processo, só estamos começando. Eu sei que o Brasil está esperando há muito tempo uma série de coisas, mas está sendo tudo planejado”, afirmou a ministra.

Mesmo com a crítica à alta dependência que o setor produtivo tem do governo para subsidiar a produção que este ano deve superar R$ 90 bilhões em Mato Grosso, Tereza alega que o Mapa está preocupado em garantir mais recursos no Plano Safra, que será lançado em junho, mas que poderá ser lançado com antecedência para garantir maior previsibilidade aos produtores rurais.

“O Plano Safra precisa ser revisto. Nossa base aumentou muito. Estamos em franca discussão. O plano só é lançado em junho, mas estamos tentando lançar antes para deixar o setor com mais tranquilidade e previsibilidade. Pode não melhorar como gostaríamos, mas piorar não vai”, pontuou.

 

 

Fonte: RD News/Vinícius Bruno


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-

DIA DAS MÃES