Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook

Em reunião na CAPES, Rosa Neide cobra resolução para falta de recursos a bolsas de pesquisa


WhatsApp-Image-2021-11-09-at-14.43.32-2-e1636491338383
Esta postagem foi publicada em 10 de novembro de 2021 Notícias, Política.

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta terça-feira (09), de reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A parlamentar cobrou resolução para os problemas de falta de bolsas para pesquisadores e pesquisadoras. A atividade contou participação da presidenta da CAPES, Cláudia Mansani, dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Paulo Teixeira (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e representantes de entidades estudantis e educacionais.

Professora Rosa Neide destacou que os bolsistas de iniciação científica e os pesquisadores do País estão vivendo em suspensão em função dos constantes cortes no orçamento das bolsas. Vivemos em um País presidencialista onde os Ministérios deveriam ter seus orçamentos garantidos para sustentarem as políticas. Não é isso que está ocorrendo. Falta recursos para as Instituições de Pesquisa, mas tem verbas para orçamento secreto que é manejado pelo Congresso para emendas parlamentares”, disse a deputada.

A presidenta da CAPES destacou que a Coordenação precisa que o Congresso aprove dois Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), para recomposição do orçamento da Instituição, visando garantia de recursos para pagamento de bolsas.

O deputado Rogério Correia destacou que os parlamentares estão mobilizados para que os PLNs sejam votados em reunião do Congresso. Para isso farão gestão junto ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que paute a votação.

Durante a reunião ficou definido que os parlamentares que compõem a Comissão de Educação, para aprovação de emenda à Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2022, para aumentar os recursos destinados à CAPES.

O aumento no valor das bolsas de pesquisa, que estão desde 2013 sem reajuste também foram preocupações apresentadas pelos deputados e representantes de entidades.

A diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thais Fanoleda e o representante da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anped), Stella Ferreira, também participaram da reunião.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria 


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Politica de Privacidade!

-

76C16F68-917F-4C88-8DC1-7D0A4250D2A3 155878a9-213d-4c2f-9e12-54738fc50437