Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook

Energisa reforça ações pra alertar clientes sobre bandeira vermelha na conta


02
Esta postagem foi publicada em 28 de junho de 2021 Destaque Slide Topo, Notícias.

Aneel determinou que bandeira tarifária vermelha em junho de 2021, patamar 2, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos.

A Energisa Mato Grosso antecipou ações e campanhas para alertar o cliente sobre o impacto da bandeira tarifária vermelha nas contas de energia. A medida foi determinada pela Agência nacional de energia elétrica (Aneel) em todo o país e foi necessária por causa da seca severa que reduziu a capacidade de reservatórios usados por hidrelétricas, a níveis críticos. Segundo a Aneel, a crise hídrica gerou a necessidade de ativação de termelétricas, tipo com uso de carvão, que são fontes geradoras de energia muito mais caras. Em maio houve decisão de adicionar a bandeira tarifária vermelha, patamar 1. Agora, em junho, veio a bandeira vermelha patamar dois, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos.

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso, Murilo Galvão Marigo, explica que a mudança na bandeira tarifária incide também sobre os impostos estaduais e federais. Ele ressalta que a empresa entende o impacto disso nas contas e se solidariza com os clientes na tentativa de fazer o possível pra ajudá-los nesse momento.

“A hora é de união. A Energisa tá unida com os clientes pra ajudar e informar a todos eles sobre esse momento crítico de grave crise hídrica. Então, todos os consumidores precisam redobrar a atenção, planejar o consumo e rever hábitos individuais e coletivos, no dia a dia, para que consigam economizar energia”, orienta Murilo.

Além das dicas de economia, a Energisa criou programas pra ajudar o cliente no pagamento das contas. A negociação pode ser feita com isenção de juros e encargos para pagamentos à vista. Outra opção é parcelamento em até 12 vezes na própria conta de energia ou no cartão de crédito. Para fazer a negociação basta usar a Gisa, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (65) 9 9999-7974. É só escrever a palavra ‘Parcelamento’ e dar início à conversa. Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’. No App Energisa On, é só clicar no ícone ‘Parcelamento’.

Você sabe quais os vilões do consumo?

Ar-condicionado

O uso de um ar-condicionado contribui para o aumento do consumo de energia em cerca de 30% durante o período mais quente do ano. Quando o calor for intenso e não puder abrir mão dele, escolha a temperatura de 23 graus e faça a manutenção e limpeza periódica dos filtros para que a sujeira não atrapalhe o bom funcionamento do aparelho. Alguns aparelhos possuem a função “modo econômico”, que de forma inteligente controlam a temperatura para o uso mais eficiente de energia.

Geladeira

Certifique-se de que a vedação (borracha) está perfeita. Se não estiver funcionando bem, a geladeira pode ficar aberta, favorecendo a entrada de ar quente, o que exigirá maior gasto de energia pra manter a refrigeração. Além disso, não coloque alimentos quentes na geladeira e evite abri-la toda hora. Quanto mais tempo aberta, mais energia vai consumir.

Aparelhos em stand-by

Televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso.

Chuveiro elétrico

Responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. A opção “verão” consome 30% menos que a “inverno”.

Máquina de lavar e ferro

Se possível, acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores.

Luminárias

As luminárias podem consumir a mesma energia que algumas lâmpadas de teto. Evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures.

Equipamentos novos

Ao comprar um equipamento novo e começar a utilizá-lo, tenha a ciência de que haverá aumento no consumo da energia de sua casa. Mas, para minimizar esse gasto, adquira produtos com o Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.

Computador

Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão on-line, desligue o monitor ou ative o “modo de espera” do computador ou notebook para poupar energia.

Trabalho e estudo em casa

Ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural. Dessa forma, não será preciso manter as lâmpadas acesas durante o dia todo. Se, mesmo assim precisar acender a lâmpada, dê preferência às de LED, pois esses modelos consomem menos energia.

 

 

Fonte: G1 MT


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Politica de Privacidade!

-