Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

Guarantã implanta Central de Atendimento Psicológico aos acometidos pela COVID-19


05
Esta postagem foi publicada em 18 de julho de 2020 Destaque Slide Topo, Notícias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte mais uma vez saiu na frente ao implantar em sua estrutura funcional a Central de Atendimento Psicológico aos Acometidos pela Covid-19.

Já na primeira semana de atividades da Psicóloga, Laís Ferrete, que faz os atendimentos de segunda a quinta-feira, das 13:00 as 17:00 horas, via telefone e aplicativo de whatsapp, os resultados tem se demonstrado extremamente satisfatórios e positivos no contexto de amenização das adversidades provadas pela pandemia na vida das pessoas, em especial daquelas inseridas no grupo de risco, com suspeita e diagnóstico comprovado do novo coronavírus.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, disse que a determinação do Prefeito Érico Stevan é proporcionar atendimento humanizado aos cidadãos, e que todos os profissionais de saúde que estejam na linha de frente neste enfrentamento e combate a Covid-19 continuem se preocupando não apenas em realizar suas atividades técnicas, mas também em fazer com que cada paciente se sinta acolhido nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e demais setores ligados a saúde pública.

A Psicóloga, Laís Ferrete, explicou que a doença abala a saúde física e a psicológica das pessoas, pois exige o isolamento social, onde as visitas e o simples contato físico não são possíveis.

“As pessoas suspeitas e acometidas pela COVID-19 sentem os reflexos da doença, pois são obrigadas a ficar em quarentena em suas casas e em casos mais complexos em leitos hospitalares, tendo contato apenas com a equipe multiprofissional. É evidente que elas fiquem fragilizadas, tristes, deprimidas e com sinais visíveis de ansiedade. Daí nosso trabalho de acolhimento, desde aconselhamento, orientações de medidas preventivas, abordagens para elevação da autoestima, melhoria da saúde mental e o bem-estar dessas pessoas. Esse trabalho influencia rapidamente em sua reabilitação”, destacou a Psicóloga, Laís Ferrete.

A Central de Atendimento Psicológico elaborou um protocolo de avaliação clínica, consultas e acompanhamento utilizando ferramentas como o contato telefônico, a internet, e quando necessário, também de forma presencial segundo todos os requisitos de segurança, como distanciamento e uso de Equipamento de Proteção Individual.

Toda essa precaução é justamente para garantir a segurança de todos com muito zelo e responsabilidade.

“É um trabalho muito importante para as pessoas que contraíram a Covid-19, e que ajuda a enfrentar e transpor esse momento tão difícil. A Psicologia contribui para o equilíbrio da mente, minimiza as angústias e os pensamentos negativos em face as incertezas da doença. Já nesta primeira semana percebemos que a fisionomia, autoestima, confiança e ânimo das pessoas e isso é importantíssimo no período de isolamento, quarentena e tratamento”, comentou o Prefeito Erico Stevan ao parabenizar todos os servidores da saúde pelo desprendimento, responsabilidade, profissionalismo e solidariedade nesta fase complexa da pandemia.

 

 

 

 

Fonte: Notícia Vip


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-