Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook

Mato Grosso aumenta exportação e sobe uma posição em ranking nacional


08
Esta postagem foi publicada em 24 de novembro de 2020 Destaque Slide Topo, Notícias.

Com alta de 6,5% no valor de exportações, Mato Grosso se posiciona como o 5º estado brasileiro que mais exporta neste ano e responde por 9% de todas as vendas externas do Brasil até o fechamento de outubro. Em 2019, o estado terminou em 6º lugar com 7,7% da comercialização internacional, segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Agora só perde para São Paulo (19,9%), Minas Gerais (12,2%), Rio de Janeiro (11,1%) e Pará (9,5%).

Em valores, as vendas já atingem U$ 15,5 bilhões e acumulam U$ 1 bilhão a mais dos que o mesmo período do ano passado. É o maior registro desde 2009, quando o MDIC passou a compartilhar os dados, e também mantém uma crescente desde 2015, quando houve retração nas exportações. Com as importações chegando à casa de U$ 1,5 bilhão e queda de 11,7%, o superávit da balança comercial subiu para pouco mais de U$ 14 bilhões.

Mesmo com as divergências ideológicas e tensão diplomática, a China ainda é a maior compradora de Mato Grosso. Aumentou a participação em 6,8% e é destino de 32% das mercadorias estaduais. Holanda, Espanha, Tailândia e Vietnã também aumentaram as compras e completam a lista dos cinco principais parceiros comerciais de Mato Grosso.

A soja se mantém como o principal produto de exportação. Entre o grão e o farelo, a oleaginosa representa 60% das vendas. O milho, que passou a ser absorvido pelo mercado local que passou a produzir etanol, teve redução de 23% no volume de exportação, mas ainda é a segunda commodity mais exportada, com 16% de participação do mercado. O algodão reponde por 9,3% das vendas, seguido da carne com 8,6%, e do ouro com 1,4. A diferença é completada com derivados de produtor agrícolas e madeireiro.

 

 

 

 

 

Fonte: Só Notícias


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Politica de Privacidade!

-