Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

MT tem mais de 315 mil pessoas na fila de espera da Saúde


01
Esta postagem foi publicada em 9 de março de 2020 Notícias, Política.

Dados de novembro de 2019 mostram que em Mato Grosso há 315.134 solicitações de procedimentos e consultas pelo SUS. Com essa fila de espera, um paciente costuma esperar, em média, 493 dias para conseguir a consulta, exame ou cirurgia necessários.

O levantamento foi solicitado pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que fará uma audiência pública em 6 de abril para tratar sobre a demanda da saúde em Mato Grosso.

Entre os dados preliminares do levantamento estão a demanda por exames específicos, que era de 148.849 pessoas no período analisado. Já na fila por consultas com especialistas estavam 141.849 pacientes.

Apenas em Cuiabá, município regulador que atende a maioria dos pacientes, 7.528 pessoas esperavam por uma cirurgia eletiva, como retirada de vesícula. Já exames simples como ultrassom, tem 17 mil pedidos na fila, e são mais de 20 mil solicitações de ressonância e 7 mil para endoscopia.

“Isso demonstra o sofrimento da população de Mato Grosso. Que espera por cirurgia simples e precisa recorrer várias vezes a um serviço de pronto-atendimento para tomar medicação e amenizar a dor que sente durante a espera”, criticou o deputado na tribuna da Assembleia Legislativa.

Sem perspectiva de que a fila ande mais rápido, os pacientes ficam, em média, 493 dias esperando, o que significa mais de 16 meses para conseguir um exame, para depois ainda entrar novamente na fila de espera, mas, dessa vez, por um especialista.

“A média é 493 dias, mas temos pessoas há 1.900 dias aguardando o agendamento de uma cirurgia”, relata Lúdio.

 

 

Fonte: Gazeta Digital


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-

DIA DAS MÃES