Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

Município de Mato Grosso investiga dois casos possíveis casos de nova variante do coronavírus


02
Esta postagem foi publicada em 2 de fevereiro de 2021 Notícias, Política.

A prefeitura de Rondonópolis comunicou, no dia de ontem (01), que está investigando dois possíveis casos de infecção por uma nova variante do coronavírus. Em ambos os casos, de acordo com o município, os possíveis infectados estiveram em Manaus (AM), onde a nova cepa do vírus já foi identificada.

Segundo a prefeitura, uma das vítimas, um caminhoneiro da capital do Amazonas, estava em tráfego por Rondonópolis, quando passou mal e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O homem chegou a ser transferido para o hospital regional, mas acabou falecendo. O resultado do exame para a nova variante foi “inconclusivo”.

O outro caso envolve um morador de Rondonópolis, que esteve recentemente em Manaus. Ele está internado em um hospital particular e são aguardados exames para identificação de uma possível variante do coronavírus.

Conhecida como P.1, a variante do vírus foi identificada por pesquisadores japoneses, que analisaram amostras de quatro pacientes que saíram da região Norte do Brasil. Autoridades japonesas comunicaram a descoberta ao Brasil, e, em 12 de janeiro, a Fiocruz Amazônia confirmou que a linhagem evoluiu no estado do Amazonas.

Segundo nota técnica publicada pelo grupo da Fiocruz Amazônia em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do estado do Amazonas (FVS-AM), a nova variante foi encontrada em 91% das amostras que tiveram seu código genético sequenciado em janeiro no estado do Amazonas.

O estudo sequenciou 24 genomas coletados em novembro, e em nenhum deles foi encontrada a presença da nova variante. Em dezembro, a P.1 estava em 51% das 55 amostras, e, até 13 de janeiro, em 91% dos 35 genomas sequenciados.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Só Noticias


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-