Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Facebook

Secretaria de Saúde e hemocentro promovem Campanha de Doação de Sangue em Nova Ubiratã


doação-de-sangue
Esta postagem foi publicada em 6 de setembro de 2019 Destaque 1, Notícias.

Faltando pouco menos de 90 dias para a chegada do final de ano, o baixo estoque de bolsas de sangue já é uma preocupação para os profissionais do Hemocentro de Sorriso.

 

Objetivando contribuir com a entidade, responsável pelo atendimento de 15 municípios da região Norte de Mato Grosso, a secretaria de Saúde de Nova Ubiratã promove, neste dia 14 (sábado), a Campanha de Doação de Sangue.

 

Segundo o gestor da pasta, Silvio André Stolfo, a parceria firmada com o hemocentro deve conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue, além de incentivar a adesão de novos voluntários.

 

“Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), dezesseis de cada mil pessoas, são doadores de sangue. Isso representa apenas 1,6% da população brasileira o que é muito preocupante”, observa.

 

“Por outro lado, sabemos que muitas pessoas sentem o desejo de contribuir, no entanto, enfrentam dificuldades para se deslocarem até o ponto de coleta mais próxima que em nosso caso é Sorriso. Esse problema logístico nos estimulou a procurar o hemocentro e propor a parceria”, complementa Stolfo.

 

Para aderir à campanha, os voluntários devem procurar a Unidade Básica de Saúde II, entre as 8h e 15h, situada em anexo ao Pronto Atendimento Municipal.

 

Benefícios concedidos aos doadores:

Para ser considerado assíduo, o voluntário deve ter realizado no mínimo três doações. Concluída essa etapa o doador tem direito a inúmeros benefícios como; receber sem qualquer custo resultados de exames de HIV, doença de chagas, hepatites B e C (….), isenção de pagamento de inscrições em concursos públicos, desconto de 50% no pagamento de eventos em espaços públicos como estádios, teatros, museus, cinemas, circos, pontos turísticos entre outros.

 

Condições básicas para doar sangue:

*Sentir-se bem, com saúde;

*Apresentar um documento com foto válido no território nacional;

*Ter idade entre 18 e 65 anos;

*Peso acima de 50 kg.

 

Recomendações:

*Nunca doe sangue em jejum;

*Repouso mínimo de 6 hs na noite anterior à doação;

*Possibilidade de interromper atividades por 12 hs para os que exercem profissões como aeronautas, submarinistas, mergulhadores em águas profundas operadores de maquinário pesado e trabalhadores em andaime ou gruas;

*Alimentação pobre em gorduras nas 3 hs antecedentes à doação (após almoço ou jantar);

*Não ingerir bebidas alcoólicas nas 4 hs anteriores;

*Evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação.

 

O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Politica de Privacidade!

-

76C16F68-917F-4C88-8DC1-7D0A4250D2A3 155878a9-213d-4c2f-9e12-54738fc50437