Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

Sicredi disponibiliza recursos para financiar projetos de energia solar em MT


Esta postagem foi publicada em 25 de setembro de 2019 Notícias, Política.

Associados do Sicredi interessados em gerar a própria energia a partir de fonte solar já podem contratar crédito dentro do Programa Energia Verde, uma parceria entre o Sicredi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso.

Os recursos estão disponíveis aos associados das cooperativas Sicredi Noroeste MT e Acre, Sicredi Sul MT, Sicredi Celeiro do MT, Sicredi Ouro Verde MT e Sicredi Univales MT/RO, que participam do programa. São destinados a produtores rurais e empresas instaladas no Estado.

O programa e as vantagens em aderir à geração limpa e própria de energia foram apresentados a um grupo de empresários na noite desta quarta-feira (18.09), em Cuiabá. Outros eventos serão realizados em municípios da área de atuação das cooperativas do Sicredi participantes do programa.

Em comemoração ao lançamento da parceria, o Sicredi oferece taxa promocional pré-fixada a partir de 0,89% ao mês, válida até 18 de dezembro. Detalhes sobre esta e outras condições de acesso ao crédito podem ser obtidos nas agências participantes.

Vale lembrar que os recursos têm por finalidade a compra de equipamentos e tecnologia para captação de energia solar, destinados à geração de energia elétrica nas propriedades e empresas, e o valor contratado pelo associado será conforme o projeto de viabilidade, capacidade de pagamento e orçamento apresentado

O objetivo do programa é estimular a geração própria de energia nos empreendimentos sejam eles propriedades rurais, empresas comerciais, prestadoras de serviços ou da indústria, e com isso torná-los mais competitivos, de forma sustentável.

Isso porque, com a geração fotovoltaica, os empreendimentos conseguem uma redução nas despesas com energia de até 95%, sendo que em muitos casos o valor economizado na conta é suficiente para pagar a parcela mensal do financiamento, o que faz com que o retorno do investimento seja rápido.

No programa, o Sebrae MT oferece serviços de consultoria de análise de viabilidade técnica e financeira e elaboração dos projetos de energia solar e o Sicredi a solução financeira com condições diferenciadas, o que permitirá viabilizar a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede de energia elétrica.

Além disso, está disponível um site www.programaenergiaverde.com.br, onde associados e não associados podem obter mais informações sobre o programa, como acessar a linha de crédito do Sicredi e a consultoria do Sebrae, além das vantagens em investir em um sistema ecoeficiente de geração elétrica.

Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, esta é mais uma demonstração de que a instituição financeira cooperativa está atenta às tendências do mercado para tornar os negócios dos seus associados mais competitivos e aliado ao desenvolvimento sustentável, uma vez que a energia gerada por fonte solar é limpa.

“O programa oferece aos associados o acesso a serviços financeiros de forma mais ágil e menos burocrática e a novas tecnologias nesse segmento. Ele terá a conta de energia reduzida e seu imóvel será valorizado”.

O diretor superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destaca que é preciso falar em sustentabilidade com o viés econômico e para as empresas de uma maneira geral e especialmente para os pequenos negócios o alto custo da energia elétrica compromete a competividade dos produtos. “Com essa iniciativa estamos ajudando as empresas a serem mais competitivas, a diminuírem suas despesas”.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio de Almeida, complementa que a energia é o 2º maior custo administrativo das empresas que poder reduzi-lo é uma vantagem competitiva no mercado. “Além do impacto financeiro, outro benefício direto do uso de energia limpa é na imagem do negócio, pois hoje existem consumidores que buscam empresas sustentáveis, que respeitam o meio ambiente, e estão até dispostas a pagar mais por esses produtos”.

E quem está interessado nesse ganho é o empresário Fernando Medeiros, dono de um restaurante japonês e associado do Sicredi. Ele participou do evento promovido pelo Sicredi e Sebrae e disse que a iniciativa ajudou a esclarecer e entender melhor como funciona a instalação de um projeto de energia solar.

“É importante isso que a cooperativa faz, pois ela busca parceria com quem entende, no caso o Sebrae, e leva isso aos associados com condições diferenciadas, para que ele tenha benefícios e seu negócio se desenvolva. Com isso temos empresas inovadoras, com custos menores e mais competitivas”.

Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional aponta que ainda é baixo o investimento em energia solar entre os pequenos negócios. Apenas 9,2% dos entrevistados se consideram bem informados sobre o tema e apenas 0,1% usam energia solar em seus negócios.

A maioria (79,7%) conhece pouco e não usa. Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), referente a agosto, mostra que a geração elétrica por fonte fotovoltaica no país é de 2.103 megawatts (MW), equivalente a 1,2% da matriz elétrica brasileira.

Mato Grosso se posiciona como 4º no ranking de estados em potência instalada, com 64 MW e participação de 6,4% no total gerado no país. O primeiro colocado no ranking é Minas Gerais, com 196,7 MW (19,7%), seguido por Rio Grande do Sul com 158,7 MW (15,9%) e São Paulo, com 126,2 (12,6%). No ranking municipal, Cuiabá aparece na 6ª posição com geração de 8,9 MW, equivalente a 0,9% da geração brasileira.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.

 

 

Fonte Midia News


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-