Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed

Facebook

Sorriso fecha o semestre como 2º maior exportador de produtos de Mato Grosso


16
Esta postagem foi publicada em 20 de julho de 2020 Destaque Slide Topo, Notícias.

As exportações de Sorriso ainda não se recuperaram em relação ao ano passado. No comparativo entre os primeiros semestres de 2019 e 2020 há uma redução superior a 17% no valor das vendas externas, segundo aponta o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). De janeiro a junho deste ano, as vendas atingiram U$ 904 milhões ao passo que no período de 2019 o valor era de quase U$ 1,1 bilhão, uma variação de U$ 191 milhões.

A redução das vendas derrubou Sorriso para o segundo lugar no ranking dos municípios exportadores desde o começo deste ano, agora liderado por Rondonópolis. Mesmo assim, as vendas de Sorriso representam 10% de tudo que Mato Grosso já exportou este ano. No cenário nacional, o movimento é inverso. Mesmo com a redução das vendas, Sorriso subiu no ranking e ocupa a 17ª colocação. No acumulado de 2019 era o 25º município que mais exportava no país.

Parte da diminuição das vendas pode estar atrelada à baixa comercialização do milho, que está em estoque aguardando aumento de preço. No fim de 2019 o milho representava 40% das exportações de Sorriso e agora, no primeiro semestre de 2020, o percentual é de 3,2. O restante da venda praticamente se resume à soja, em grãos e em seus derivados. Nem o algodão atingiu patamar superior a 1%.

Outra explicação para a queda das vendas está no comércio com a China, que diminuiu 41% no comparativo semestral entre 2019 e 2020. Os asiáticos deixaram de comprar U$ 254 milhões no mercado sorrisense. As perdas não foram compensadas com o aumento das vendas para Turquia, Alemanha, México e Espanha, que fecham o top 5 de parceiros comerciais.

 

 

 

 

Fonte: Só Notícias


WhatsApp

Nenhum banner para exibir



Nenhum banner para exibir

Nenhum banner para exibir

-